Como Praticar Mindfulness: Conheça todos os Benefícios

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Uma meditação que está se tornando muito conhecida aqui no Brasil é a Mindfulness, mas afinal como praticar Mindfulness? Nesse artigo descobriremos como essa meditação funciona, quais são seus benefícios e como pratica-la.

O que é  Mindfulness

Entendemos por meditação um conjunto de técnicas que buscam treinar a focalização da atenção. Sendo assim, é um processo cognitivo auto-regulatório. Através da prática, desenvolvemos o controle sobre muitos aspectos da nossa vida que atinge nossa capacidade cerebral.

E para desenvolvermos essa inteligência emocional capaz de controlar o cérebro foi criado um tipo de meditação que vem se destacando com seus resultados. Entre os benefícios da meditação Mindfulness está á atenção, foco, presença ou vigilância.

Quero deixar claro para você um ponto importante que distingue a meditação tradicional da meditação Mindfulness . Enquanto a tradicional é caracterizada por respirar fundo e não pensar em nada, buscando um nível de transcendência, a meditação Mindfulness envolve prestar toda atenção no que esta vivendo e sentindo em um determinado momento, sem julgamento. O desafio dessa meditação é viver o presente sem prensar no passado ou futuro.

Como já deve imaginar, a meditação Mindfulness tem sua origem no Budismo, onde é vista como a qualidade da mente que se dá conta do momento. Funciona como um espelho que reflete o que está diante de si mesmo.

 

Benefícios da meditação Mindfulness

Antes de ensina-lo a como praticar Mindfulness vamos ver quais benefícios ela proporciona. Sabemos que a meditação mindfulness deixa o indivíduo mais consciente do que está vivendo, como consequência é de se esperar que tal prática torne a pessoa mais focada, criativa, feliz, saudável, relaxada e com mais controle próprio.

E o que poucos sabem é que a meditação Mindfulness ainda ajuda na perda de peso. Já que a ansiedade é muitas vezes o MOTIVO para uma alimentação calórica, por refeições em horários inapropriados, ao acabar com o MOTIVO (ansiedade) a pessoa passa a comer alimentos melhores e a se alimentar em momentos apropriados.

Além disso passa a “comer consciente”, quer dizer, passará a prestar atenção a cada mordida, devagar, sendo seletivo na escolha da refeição.

E a consequência de uma mente serena que presta a atenção no presente leva a melhores tomadas de decisões. As pessoas que mantem a pratica da meditação Mindfulness se tornam mais propensas a são desistir, seja em qualquer área da vida: financeira, relacionamento, profissional, etc. Isso porque as pessoas mais focadas são mais hábeis em detectar problemas e soluções em vivências pessoais e profissionais.

 

Como a meditação Mindfulness altera nosso cérebro?

Vimos até aqui que todos os benefícios da meditação mindfulness acontecem por causa da redução do estresse que a prática promove.

A ciência já nos mostra que as áreas que mais respondem ao estresse são amígdala, hipotálamo e cíngulo anterior do córtex, sendo que elas ficam mais ativas em cenários de tensão. O problema é que quando essas partes do cérebro estão ativas a área do córtex pré-frontal que é associada a pensamento consciente e planejamento, tende a não funcionar bem.

Dessa forma a meditação Mindfulness aumenta a atividade pré-frontal ao promover a consciência do que está acontecendo, desligando a resposta mental ao estresse. E um beneficio que vem acompanhado dessa nova realidade é a incidência de inúmeras doenças ligadas a ansiedade.

 

Como praticar Mindfulness em casa?

Agora que já sabemos como a meditação Mindfulness  funciona e seus benefícios vamos aprender na pratica como realiza-la.

Primeiramente deve ter consciência que deverá tirar um tempo para você para praticar, algo em torno de 10 a 20 minutos por dia primeiramente. Isso porque o tempo de meditação pode ser aumentado, isso porque a mente humana é programada também para vagar.

A forma que deverá ficar é sentado ou em pé de forma confortável, em um lugar silencioso. Deverá respirar naturalmente. Relaxe, foque nas sensações de seu estômago, peito ou narinas. Se sua mente vagar, mantenha a atenção na sua respiração;

O próximo passo da meditação Mindfulness é tentar levar a consciência do aqui e agora para cada atividade do dia (isso é mais difícil do que parece). Por exemplo, repare na temperatura da água e no movimento de suas mãos enquanto lava a louça, dê a devida atenção nas coisas que realiza no seu dia a dia, por mais simples que elas pareçam ser.

Mindfulness pode ser aplicado nas mais diferentes situações. Sendo assim, você pode experimentar este tipo de meditação em diferentes ocasiões. Em momentos de discussão por exemplo, você pode praticar a consciência respiratória e depois, mesmo no ápice do conflito, ficar atento à respiração, ao corpo e às emoções. Deve permanecer no momento, em vez de já ficar com raiva e responder de forma grossa reativamente. Isso vai ajudar a ser um melhor ouvinte e a evitar que diga algo que depois pode se arrepender.

Se durante a meditação diária do Mindfulness você se sentir frustrado, volte à etapa respirar. Deve Observar o que está acontecendo dentro de você. Depois, prossiga com o que estava fazendo, com a meditação focada sua condição emocional irá tranquilizar.

Exemplos de ações para praticar a meditação Mindfulness

  1. Caminhando

Caso você tire um tempo para caminhar você pode usar esse período para fazer a meditação.  Se o local aonde caminha tiver pouca distração é melhor, mas experimente e veja como vai ser sua experiência.

A ideia é focalizar a atenção em tudo que está fazendo. Se concentrar na sensação de seus pés tocando o chão, por exemplo. Se concentrar na respiração também é uma opção ou no corpo se mexendo. A ideia é desenvolver um tipo de atenção relaxada. Se a mente vagar, traga de volta suavemente, você deve manter a atenção de forma relaxada.

  1. Comendo

Praticar enquanto come também é uma ótima opção. Quando der a primeira mordida em qualquer refeição, basta ter um momento de atenção na mastigação e nos sabores dos alimentos. Olhe para a comida com atenção, sinta a textura na boca, sinta o cheiro e observe como seu corpo reage a ele. Não precisa ficar assim a refeição inteira, mas faça de vez em quando para concentrar sua atenção.

Como se sente? O que você pode ouvir?

Esteja atento ao presente. Se sua mente vagar sobre coisas que fez ontem ou terá que fazer amanha, traga ela para o presente e se concentre no que está fazendo. Para isso basta estar aonde quer que esteja. Lembrando que a atenção plena não é a tentativa de dar sentido a algo, é dar atenção a esse momento.

  1. Ouvindo atentamente

Você talvez ainda não tenha percebido, mas nos acostumamos com uma serie de sons que estão ao nosso redor e assim passamos a ignora-los.

Como sirenes da polícia, latidos, buzinas, uma música ao longe. No campo pode ser barulho do vento, pássaros cantando ou o ranger do portão. Tente prestar atenção nesses sons.

Coloque algo para ouvir

Outra opção é nos momentos de descanso você colocar sons para ouvir. Por uma musica por um período curto para prestar atenção a todas as sonoridades pode ser uma ótima opção para fazer a meditação Mindfulness. Tente não deixar enquanto estiver ouvindo a musica, apenas permita que a música flua sobre você.

  1. Escovando os dentes

Escovar os dentes é uma das ações que mais ignoramos ao longo do nosso dia a dia. Isso porque é algo que fazemos automaticamente, enquanto a mente salta para outros planos, preocupação.

Por isso enquanto escova os dentes concentre em realmente experimentar a escovação. Repare em como a escova se move em seus dentes e o gosto do creme dental.

Outra rotina que pode prestar atenção é no banho. Traga sua atenção a você limpando seu corpo e a agua tocando nele, fazendo isso seu grau de atenção e foco será fortalecido.

  1. Contemplando a Natureza

Preste atenção na natureza. Prestar atenção naquilo que esta acontecendo ao seu redor. Repare nas cores diferentes das folhas ao seu redor, ao cheiro da natureza, ao barulho do vento, enfim, existem muitas coisas que pode se concentrar para ouvir ou sentir.

E para fazer a meditação pode estar sentado, caminhando, porque o importe é manter-se consciente para a natureza ao seu redor. No inicio é normal á mente vagar um pouco, se acontecer traga ela para a realidade novamente.

Agora que aprendeu a como aplicar a meditação Mindfulness em sua vida pode aproveitar todos os benefícios que ela proporciona.

 

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