Dieta Cetogênica: O Guia para Secar Barriga

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A dieta que está tomando uma repercussão cada vez maior na mídia, a dieta cetogênica. Se você quer descobrir como fazer a dieta cetogênica continue lendo esse artigo que vai descobrir passo a passo como aplica-la.

O principio da dieta cetogênica é eliminar todos os alimentos ricos em carboidratos, como por exemplo o pão e arroz, ao mesmo tempo que aumenta o consumo de alimentos que são uma boa fonte de gorduras boas e proteínas.

A base cientifica para que essa dieta dê resultado é que ao ter uma alimentação como essa, o nível de insulina no sangue irá normalizar, consequentemente os hormônios que trabalham na queima de gordura poderão agir. Outro detalhe importante é que quando as taxas de insulinas estão altas, a comida que ingerimos é facilmente armazenada como gordura no corpo.

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Como funciona a dieta cetogênica

A dieta cetogênica consiste em uma redução drástica de carboidratos na alimentação, de forma que eles representem apenas 10 a 15% dos alimentos consumidos diariamente. Para compensar essa redução, deve aumentar o consumo de alimentos que fornece gorduras boas, podemos citar o abacate, coco, sementes, creme de leite, azeite, amendoim, castanhas, nozes e amêndoas.

Isso somado a quantidade de proteína que também devem aumentar, até constituir cerca de 30% da alimentação. Por isso a carne, frango ou peixe no almoço e no jantar é fundamental, além de incluir ovos e queijos nos lanches ao longo do dia.

 

Alimentos permitidos e proibidos na dieta cetogênica

Fizemos uma lista de alimentos que podem e não podem sem consumidos na dieta cetogênica. Se quer aprender a como fazer dieta cetogênica anote os alimentos que podem e não podem ser consumidos.

Alimentos Permitidos: Carnes, peixes e ovos, Embutidos como presunto, linguiça e bacon, azeite, óleos, manteiga, margarina, Queijos, creme de leite e iogurtes sem açúcar, Amendoim, noz, avelã, castanha, Frutas, Legumes e verduras, Sementes como linhaça, chia, girassol, Molhos como maionese e mostarda, iogurtes com adição de açúcar.

Alimentos não Permitidos: Arroz, macarrão, milho, Feijão, soja, ervilha, grão-de-bico, Farinha de trigo, aveia, batata, Pão, torradas, chocolate, Bolos, doces, biscoitos, Açúcar e adoçantes, Achocolatado em pó, leite, Pizza, lasanha.

É importante dizer que nessa dieta as frutas e legumes devem ser consumidos da mesma forma que em uma dieta normal, sem aumentar a quantidade. Sendo assim, deve-se ingerir de 3 a 4 unidades de frutas por dia e legumes e verduras nas refeições do almoço e do jantar.

 

Vantagens da dieta cetogênica

A vantagem da dieta cetogênica é que ela proporciona a perda de peso rápido. Isso porque ao reduzir drasticamente o consumo de carboidrato ao mesmo tempo que fornece os nutrientes necessários para o funcionamento do corpo, permite uma queima de gordura instantânea. Por isso muitos ficam espantados com a velocidade dos primeiros resultados dessa dieta.

E se você quer saber como fazer dieta cetogênica  continue lendo que mostraremos exemplos de como aplicar a dieta cetogênica em sua rotina.

Outro ponto importante que ao reduzir o consumo de carboidratos o corpo fica sem sua principal fonte de energia, consequentemente o organismo irá utilizar o glicogênio, pequena reserva de energia que fica no músculo e no fígado. E é essa queima de energia que faz a pessoa perder na media 4kg rapidamente.

Uma vez que essa energia foi queimada, o organismo irá buscar energia no tecido adiposo, então ocorre a queima de gordura.

Por proporcionar o rápido emagrecimento, a dieta cetogênica faz com que a pessoa se sinta animada em continuar a dieta. Isto pode fazer com que ela aceite realizar uma reeducação alimentar, permitindo que se mantenha no peso e tenha uma vida mais saudável.

 

Curiosidades da Dieta Cetogênica

Muitos cientistas acreditam que a dieta cetogênica também pode ser usada em tratamentos de câncer. Isso devido ao fato de que enquanto células normais conseguem entrar em cetose – ou seja, usar os ácidos graxos no lugar da glicose como fonte de energia, quando não há consumo de carboidratos – as células cancerígenas não tem esse poder.

No entanto, mesmo o corpo não esteja ingerindo glicose via alimentação, ainda assim ele produz glicose pelas células e aparentemente as células cancerígenas conseguem viver e se reproduzir nessas condições.

Foi feito um estudo em 2012, onde 10 pacientes com câncer avançado foram submetidos a uma dieta cetogênica por 28 dias. Depois do tempo estipulado  4 deles estavam com a doença ainda progredindo, 5 estabilizaram a apenas um teve uma remissão parcial do tumor.

Por isso, ainda não é afirmado que a dieta realmente ajuda, mas há indicio que isso pode ser realmente verdade. Mais estudos maiores precisam ser conduzidos para se chegar a uma conclusão sobre o tema.

 

Cardápio da dieta Cetogênica

Segue uma tabela como exemplo de um cardápio completo de 7 dias da dieta cetogênica:

Dieta cetogênica cíclica

Já a dieta cetogênica cíclica vai ajuda a manter um bom seguimento da dieta e uma boa perda de peso, ajudando a fornecer energia para a prática de exercícios físicos.

Nessa dieta deve ser seguida por 5 dias consecutivos, que são seguidos por 2 dias em que é permitido consumir alimentos com carboidratos, como pão, arroz e macarrão. No entanto, alimentos como doces, sorvetes, bolos e outras produtos ricos em açúcares não entram como opção.

 

Contraindicações Importantes

A dieta cetogênica é contraindicada em casos de pessoas acima de 65 anos, ou que tenha histórico de problemas como insuficiência hepática ou renal, doenças cardiovasculares, AVC e pacientes em tratamento com medicamentos a base de cortisona.

Em qualquer um acima, caso for feita, a dieta deverá ser seguida por um acompanhamento profissional.

 

Efeito Colaterais: Como Lidar com Eles?

Embora a dieta cetônica seja segura e não cause nenhum problema de saúde, ainda sim é possível que sinta alguns efeitos colaterais já que irá mudar sua alimentação drasticamente. E o tempo desses efeitos é até se adaptar a dieta.

Saiba, sentir esses efeito é totalmente comum, e eles tendem a passar em 2 a 4 dias.

Podemos apontar como efeitos colaterais mais comuns a sensação de fraqueza e cansaço (inclusive mental), aumento dos ataques de fome, dificuldade para dormir, problemas intestinais e redução no desempenho atlético.

Para aliviar esses efeitos colaterais, indico que comece com uma dieta dieta low carb normal antes de tentar a dieta cetogênica. Na dieta low carb permite um consumo de carboidratos de 50-150g por dia.

Ao aplicar essa dieta antes de começar a cetogênica você permite que seu corpo vá se acostumando aos poucos para usar gordura como fonte de energia primária. (lembrando que agora a sua fonte primaria são os carboidratos).

A Dieta Cetogênica também pode alterar a relação de água/minerais que existe no seu corpo, por isso adicionar um pouco mais de sal na sua comida pode ajudar.

Em relação aos minerais, o ideal é consumir 3-4g de sódio, 1g de potássio e 300mg de magnésio por dia para minimizar os efeitos colaterais.

No inicio da dieta é importante comer bem, quer dizer, até que fique completamente satisfeito. Evite restringir o consumo de calorias. A magia da dieta com zero carb é que você pode comer a vontade sem restringir a alimentação.

 

Suplementos Úteis

Embora não seja obrigatório o uso de suplementos para fazer a dieta cetogênica, alguns podem ser bastante uteis e vou lista-los logo abaixo.

Óleo MCT: Esse óleo é extraído do óleo de coco, fornece energia e ajuda a aumentar os níveis de cetonas no sangue. Isso porque seu corpo costuma perder bastante sódio no inicio da dieta low carb, assim acrescentar um pouco de sais minerais é importante, principalmente no inicio da dieta.

Cafeína: A cafeína ajuda a aumentar a energia e a acelerar a queima de gordura.

Creatina: Se você vai combinar a dieta cetogênica com exercícios físicos, a creatina vai ajudar porque é um suplemento que mantem os níveis de performance nos exercícios em alta.

Whey Protein: O whey é um facilitador para ingerir os macronutrientes necessários para o corpo. Tome uma ou duas doses para aumentar sua ingestão diária de proteína.

 

Será que a Dieta Cetogênica é Para Você?

Até aqui você aprendeu a como fazer dieta cetogênica, mas talvez esteja se perguntando se ele realmente é para você. A dieta cetônica funciona muito bem para pessoas obesas, diabéticas ou que queren melhorar o metabolismo, por isso caso se encaixe em alguns desses casos essa dieta é para você.

Uma observação: Caso se exercite com frequência ou se está procurando hipertrofia não é aconselhável fazer essa dieta. Porque seu corpo não suportará no inicio já que você necessita de bastante energia para se exercitar e seu corpo não está acostumado em extrair energia das gorduras boas.

 

Conclusão

Visto tudo isso, percebemos que a dieta cetogênica é uma ótima ferramenta para o emagrecimento, comprovada cientificamente.

Espero que também colha grandes resultados com ela. E se você quiser fazer alguma pergunta ou compartilhar sua experiência, use o formulário abaixo e mande sua mensagem!

 

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