Os 10 Maiores Benefícios da Meditação

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Sabemos que muito podemos aprender com a cultura oriental, e uma das práticas dessa cultura tão rica é a meditação. E quero deixar bem claro que a prática de meditação não tem nada a ver com religião.

Mulheres meditando em grupo

Apesar de existirem algumas religiões orientais que aplicam a prática em sua filosofia, ela não teve seu inicio e tão pouco é uso exclusivo delas.

Nesse artigo veremos os 10 benefícios da meditação. Você vai se surpreender com os grandes benefícios que a meditação proporciona.

 

Meditar equilibra o organismo

Para começar podemos citar que ao meditar seu nível de tensão diminui, provocando um relaxamento no corpo. Esse simples fato já faz com que nosso sono melhore consideravelmente. Apenas ao controlar a respiração, regula nossos impulsos nervosos e faz que todo o corpo se equilibre.

A pessoa que medita tem noites de sono melhores. E com isso os benefícios podem ir além de ajudar a saúde. A meditação também pode diminuir o stress, a ansiedade, o nervosismo e outros sentimentos impulsivos.

 

Meditar acalma a mente

Muitas pessoas são impulsivas, porque vivem muito presas ao passado ou desejando muito o futuro. A meditação permite que a pessoa se torne mais moderada.

Assim conseguimos nos centrarmos melhor em nosso pensamento e controlarmos impulsos. Por exemplo o desejo de comer um doce ou o desejo de assistir determinada serie.

 

Meditar equilibra o ritmo

Meditar lhe trará paz em um mundo que se movimenta cada vez mais rápido. Sei que muitos que estão lendo essas linhas tem a vida corrida, onde é necessário fazer varias tarefas, e como consequência é pego pelo nervosismo e ansiedade muitas vezes.

Com a meditação a pessoa ganha a qualidade de estar no presente, onde fazer cada coisa de cada vez é o suficiente. Centrando em cada um das atividades, dando mais foco, tirando a ansiedade dos pensamentos e fazendo com que tudo se resolva em um tempo mais ideal.

 

A Meditação melhora seus relacionamentos

Como vimos nas linhas acima, a meditação nos deixa mais centrados, e como consequência traz uma reflexão mais leve, sobre os milhares de pensamentos que temos no dia a dia.

Meditação: Casal apaixonado

Ao diminuir o ritmo dos pensamentos podemos responder a atitudes e opiniões das pessoas que nos rodeiam de forma mais racional e resolver problemas de forma mais inteligente. Conseguimos respeitar as ideias alheias.

As pessoas a sua voltam perceberam essa diferença em você, o que vai melhorar o seu relacionamento com todos.

 

Meditar te traz reflexão

A autorreflexão é um dos principais benefícios da meditação. Muitas vezes como agimos por impulso acabamos tomando atitudes erradas, porque com pressão nossa mente não consegue trabalhar bem.

Mas em um ambiente calmo o cérebro consegue processar melhor as informações, e assim podemos ouvir melhor aquela “vozinha” dentro do cérebro que só quer o nosso bem. E isso com certeza traz benefícios em diversos âmbitos de nossa vida.

 

Meditar ajuda a entender nossa Vida

Entender mais a si mesmo e entender o que acontece em nosso redor não é algo tão simples. Acontecimentos imprevistos cada vez mais se tornam cotidiano, e manter a mente sã para uma melhor tomada de decisão parece fundamental.

Com isso percebermos que é possível controlar mais esses acontecimentos, alinhando as nossas intenções verdadeiras e puras com o que acontece ao nosso redor.

 

Meditar te conecta com seu interior

Outro grande beneficio de meditar é que permite que conectemos a algo maior. Fará com que fique mais conectado com seus propósitos, o que te motiva em seguir o caminho que está seguindo.

Apesar de parecer algo simples, essa conexão eleva o seu ser para sentir energias dentro de você, trazendo harmonia para sua vida.

(Indo para um campo mais cientifico…)


Meditação: Ondas cerebrais

 

Acelera a Capacidade de Processamento Potencial do Cérebro

Houve um estudo na Universidade da Califórnia, em Los Angeles que envolveu 50 meditadores e 50 controles que abordavam uma possível ligação entre meditação e gyrification cortical, o padrão e o grau de dobrar cortical que permite que o cérebro processe mais rápido.

O resultado desse estudo mostrou que existe uma correlação positiva entre a quantidade de gyrification no cérebro e o tempo de meditação. Portanto, meditadores de longo prazo, em comparação com os não-meditadores tinha esse detalhe mais acentuado.

Esse aumento gyrification reflete uma integração de processos cognitivos ao meditar, pois quem medita é mais introspectivos e contemplativos, assim utilizam certas partes do cérebro que para maioria das outras pessoas não são muito utilizadas.

 

Libera nosso Tecido Neuronal

Já está comprovado que o cérebro funciona melhor com a meditação, e os efeitos positivos que provoca a pratica com passar do tempo. Para simplificar, o cérebro é moldado com a meditação.

Esse benefício melhora nosso sentimento de ansiedade, porque as vias neurais que ligam nosso centro para o nosso medo diminui. O sentimento de ansiedade acaba se tornando inútil, ou seja, ignorado, o que aumenta os caminhos neurais para se formar.

Com esses novos caminhos irá melhorar a avaliação de respostas empáticas. E o ideal é que continue meditando já que o cérebro pode facilmente voltar a seus velhos hábitos.

 

Reduz o Risco de Doença Cardíaca

Um estudo cardiovascular foi feito em novembro de 2012, na revista: Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes. Nele havia 201 pessoas com doença cardíaca, e para elas foi dado duas opções.

(1) Fazer uma aula de educação em saúde promovendo a melhoria da dieta e exercício.

(2) ter uma aula sobre a meditação transcendental.

Os pesquisadores estudaram os participantes por cinco anos.  E descobriram que quem escolheu (2) teve uma redução de 48% para o risco geral de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e morte.

 

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