Tratando a Hiperglicemia, O que Consumir e o que Evitar

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O que consumir e o que evitar para tratar a hiperglicemiaPara manter o peso e a glicemia controlados, consuma mais fibras, proteínas e gorduras boas que ajudam a aumentar a sensação de saciedade.

Farelos e cereais, alimentos integrais, folhas, legumes, frutas e vegetais – estes com cascas sempre que possível – são excelentes fontes de fibras.

Se o açúcar no sangue estiver acima da meta em dois ou três testes de glicemia capilar consecutivos, o paciente deve:

  • Procurar um médico imediatamente;
  • Hidratar-se, tomando água ou líquidos sem açúcar;
  • Realizar teste de urina para verificar a presença de cetonas;

 

CONDUTAS QUE EVITAM A HIPERGLICEMIA:

  • Consultar um endocrinologista;
  • Relatar qualquer doença ou estresse incomuns ao médico, para que eventuais mudanças no tratamento sejam feitas;
  • Informar o médico sobre medicamentos ingeridos, incluindo remédios que dispensam prescrição médica;
  • Monitorar a glicemia com regularidade;
  • Tomar os medicamentos orais e/ou insulina nos horários e doses indicados pelo médico;
  • Seguir uma dieta apropriada ao tratamento;
  • Praticar exercícios regularmente, que ajudam a perder ou manter o peso e proporcionam sensação de bem-estar, afastando o desânimo.
  • Depressão? Sim, a hiperglicemia causa depressão. Leia este post e aprenda como evitar.

Se a intenção é fazer aquela sopa gostosa em casa, saiba que ela pode ser saborosa, nutritiva e leve ao mesmo tempo, dependendo dos ingredientes escolhidos. “O ideal é optar por alimentos de baixa caloria. Nesse caso, uma porção de sopa chegará a 100-150 calorias”, explica Thaianna, que recomenda, ainda, o consumo de legumes com menor quantidade de carboidrato como repolho, couve-flor, brócolis, couve e chuchu.

As proteínas vegetais como lentilha, ervilha, grão-de-bico e quinoa também são ótimas opções proteicas, que irão aumentar a saciedade. “Uma dica é colocar folhas cruas cortadas no prato e depois acrescentar a sopa quente, assim conseguimos manter as propriedades das folhas que se perdem com a сосçãо еm poucos minutos.”

“Temperos naturais, azeite de oliva extravirgem e pouco sal complementam a qualidade da refeição”, acrescenta a nutricionista clínica Daniela Lucci, diretora da Vithal Alimentos. Ela destaca que, quanto mais colorida uma refeição, mais nutritiva ela é, daí a importância de ter um mix de alimentos. “Nunca se esqueça que nossa digestão começa com a visão. Quanto mais bonito e atrativo o prato, melhor, e quanto mais cheiroso e gostoso, melhor será a nossa digestão, argumenta.

 

O QUE EVITAR PARA CONTROLAR A GLICOSE

Pratos gordurosos, como frituras, margarina, manteigas, creme de leite e queijos amarelos devem ser deixados de fora do cardápio; Cuidado com os acompanhamentos, como pães e croûtons – eles possuem alto valor calórico.

Controle a ingestão de carboidratos e dê preferência à versão integral, evitando adicionar às sopas batata, mandioca (aipim) e macarrão, pois são alimentos com alto teor de carboidrato, que fazem a glicemia subir.

 

Tratando a Hiperglicemia, O que Consumir e o que Evitar
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