Para manter o peso e a glicemia controlados, consuma mais fibras, proteínas e gorduras boas que ajudam a aumentar a sensação de saciedade.
Farelos e cereais, alimentos integrais, folhas, legumes, frutas e vegetais – estes com cascas sempre que possível – são excelentes fontes de fibras.
Se o açúcar no sangue estiver acima da meta em dois ou três testes de glicemia capilar consecutivos, o paciente deve:
- Procurar um médico imediatamente;
- Hidratar-se, tomando água ou líquidos sem açúcar;
- Realizar teste de urina para verificar a presença de cetonas;
CONDUTAS QUE EVITAM A HIPERGLICEMIA:
- Consultar um endocrinologista;
- Relatar qualquer doença ou estresse incomuns ao médico, para que eventuais mudanças no tratamento sejam feitas;
- Informar o médico sobre medicamentos ingeridos, incluindo remédios que dispensam prescrição médica;
- Monitorar a glicemia com regularidade;
- Tomar os medicamentos orais e/ou insulina nos horários e doses indicados pelo médico;
- Seguir uma dieta apropriada ao tratamento;
- Praticar exercícios regularmente, que ajudam a perder ou manter o peso e proporcionam sensação de bem-estar, afastando o desânimo.
- Depressão? Sim, a hiperglicemia causa depressão. Leia este post e aprenda como evitar.
Se a intenção é fazer aquela sopa gostosa em casa, saiba que ela pode ser saborosa, nutritiva e leve ao mesmo tempo, dependendo dos ingredientes escolhidos. “O ideal é optar por alimentos de baixa caloria. Nesse caso, uma porção de sopa chegará a 100-150 calorias”, explica Thaianna, que recomenda, ainda, o consumo de legumes com menor quantidade de carboidrato como repolho, couve-flor, brócolis, couve e chuchu.
As proteínas vegetais como lentilha, ervilha, grão-de-bico e quinoa também são ótimas opções proteicas, que irão aumentar a saciedade. “Uma dica é colocar folhas cruas cortadas no prato e depois acrescentar a sopa quente, assim conseguimos manter as propriedades das folhas que se perdem com a сосçãо еm poucos minutos.”
“Temperos naturais, azeite de oliva extravirgem e pouco sal complementam a qualidade da refeição”, acrescenta a nutricionista clínica Daniela Lucci, diretora da Vithal Alimentos. Ela destaca que, quanto mais colorida uma refeição, mais nutritiva ela é, daí a importância de ter um mix de alimentos. “Nunca se esqueça que nossa digestão começa com a visão. Quanto mais bonito e atrativo o prato, melhor, e quanto mais cheiroso e gostoso, melhor será a nossa digestão, argumenta.
O QUE EVITAR PARA CONTROLAR A GLICOSE
Pratos gordurosos, como frituras, margarina, manteigas, creme de leite e queijos amarelos devem ser deixados de fora do cardápio; Cuidado com os acompanhamentos, como pães e croûtons – eles possuem alto valor calórico.
Controle a ingestão de carboidratos e dê preferência à versão integral, evitando adicionar às sopas batata, mandioca (aipim) e macarrão, pois são alimentos com alto teor de carboidrato, que fazem a glicemia subir.